Viena, a cidade mais agradável do mundo

Viena, a cidade mais agradável do mundo

Encantei-me com Viena à primeira vista. Com seu clima elegante recheado de arte, música, castelos, jardins, vinhedos, cultura e cosmopolitismo, a capital da Áustria (que foi lar de um dos casais mais conhecidos da realeza, a Imperatriz Sissi e seu marido Franz Joseph), é a combinação perfeita de passado e presente, ótima para flanar e explorar. Lá está a fenomenal obra-prima do vienense Gustav Klimt, “O Beijo”, no segundo andar do Museu Belvedere. Conhecer Viena é andar a pé admirando a arquitetura, descobrir palácios imperiais como Schönbrunn ou Hofburg (foto), namorar nos belos jardins, explorar museus, passar horas entre a xícara fumegante e as tortas e doces estonteantes dos cafés vienenses (o Demel é obrigatório). Além de curtir concertos, galerias de arte e designers locais e hospedar-se em hotéis de classe mundial, como o chiquérrimo Imperial Hotel, em plena Ringstrasse (a via que circunda o centro e os principais pontos da cidade), com o bar, restô e café mais animados do pedaço.

Por tudo isso (e muito mais) Viena foi eleita a cidade mais agradável do planeta para se viver. Veja o motivo: a cada ano, a revista britânica The Economist, através de sua empresa Economist Intelligence Unit (EIU), realiza uma ampla pesquisa para fazer esse ranking.

Em 2018, de acordo com o Global Liveability Index da EIU divulgado em agosto, a capital austríaca desbancou a australiana Melbourne – por 7 anos seguidos eleita em primeiro lugar. Veja só! Viena conseguiu impressionantes 99,1 pontos em 100 possíveis na pesquisa, que reuniu 140 importantes cidades do mundo. A beleza, a cultura e os baixos índices de criminalidade foram decisivos para a escolha.

Quer saber as 10 mais? Depois de Viena estão Melbourne, Osaka (Japão), Calgary (Canadá), Sydney (Austrália), Vancouver (Canadá), Tóquio (Japão), Toronto (Canadá), Copenhague (Dinamarca) e Adelaide (Austrália). Rio de Janeiro e São Paulo, as únicas brasileiras analisadas, ficaram em 88º e 93º lugares, respectivamente.

Viu que vale muito a pena incluir Viena no seu próximo roteiro pelo mundo? Com história, cultura e contemporaneidade imbuídas no seu tecido urbano, ela é perfeita para você explorar na sua próxima viagem!

 

*Jornalista especializada em Viagem, Estilo de Vida e Luxo. Percorre o mundo em busca dos destinos, pessoas e experiências mais interessantes do planeta. @jusaad1

Deixe um comentário

Fechar Menu