Holanda, um país como você nunca viu

Holanda, um país como você nunca viu

Jardins de tulipas, bicicletas, moinhos, casinhas de tijolinho, canais, barcos, moinhos de vento, cervejas, queijos, porcelanas azuis e brancas, pintores emblemáticos como Van Gogh, Rembrandt, Vermeer, Bosch, Mondrian, Frans Post (que veio ao Brasil com a Missão Holandesa e retratou lindamente o nosso país no século 17), museus, arquitetura, arte, design… quantas são as imagens que você tem da Holanda?

Todas são verdadeiras, mas o país vai muito além e surpreende o viajante com suas belezas contrastantes, regadas a História e contemporaneidade e notabilizada pela população culta e descontraída. A Holanda encanta pessoas de todas as idades – é um destino completo, para toda a família.

 

ARCO HISTÓRICO E HOLANDA CONTEMPORÂNEA

A monarquia parlamentarista holandesa sob o comando do Rei Willem-Alexander, desde 2013 casado com a rainha Maxima (nascida na Argentina), foi estabelecida em 1815. Quem conhece hoje o país não imagina que ele passou pelas mãos da Espanha e da França até conquistar a sua independência. Amsterdã foi sede da poderosa Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, que saía do movimentado porto da cidade para conquistar os mares e o monopólio do comércio com as colônias, tendo sido, por isso, um importante instrumento da colonização holandesa nas Américas (e pivô da conquista de áreas no Nordeste brasileiro no século 17), além de Caribe, África Ocidental e Nova Guiné.

Keukenhof - Holanda
Keukenhof

 

Navegantes habilidosos e cartógrafos, os holandeses foram conquistando colônias pelo mundo. Claro que os portugueses e espanhóis não gostaram nada e a Holanda entrou em guerra e lutou contra a Espanha de 1568 a 1648 para conquistar a sua independência sob o comando de Guilherme I de Orange, da Casa de Orange-Nassau (que está no laranja que dá cor à bandeira) e exerceu um papel central na vida política do país. A Holanda também foi Estado fantoche da França Napoleônica de 1806 a 1810. Até a Segunda Guerra Mundial foi uma potência ultramarina, exibindo colônias como Indonésia, Suriname, Antilhas Holandesas, Aruba (hoje, apenas Curaçao, Bonaire, Santo Eustáquio, Saba e Saint Marteen são municipalidades especiais dos Países Baixos).

 

ERA DE OURO e ARTE HOLANDESA

Haia Mauritshuis Museu - Holanda
Haia Mauritshuis Museu

Toda essa riqueza mercantil alimentou a ascendência econômica, cultural, científica e artística do país e fez da Holanda uma potência mundial. Em sua Era de Ouro (1584 a 1702), brilharam mestres da pintura como Rembrandt, Frans Hals, Jan Steen e Vermeer, entre outros. Toda essa riqueza cultural pode ser apreciada nas construções imponentes, como os palacetes à beira dos canais que abrigavam as famílias dos ricos mercadores e hoje dão lugar a museus, que junto a outras instituições do país mostram todo o esplendor de sua arte (com direito a explicações de especialistas em visitas guiadas). Não deixe de conhecer o Rijksmuseum em Amsterdã e o Centro Johannes Vermeer, em Delft; ou o Mauritshuis, em Haia, sem deixar de fora a arte que veio nos séculos seguintes, com Van Gogh no museu homônimo em Amsterdã e a produção atual nos imperdíveis Kunsthal (abrigado em um edifício projetado pelo mega arquiteto holandês Rem Koolhas) e Boijmans van Beuningen, ambos no Museumpark, em Rotterdam.

Já o Gemeente Museum Den Haag (Museu Municipal de Haia) tem a maior coleção de Mondrian do mundo abrigada em magnífico edifício art déco, que ainda tem obras de artistas do quilate de Claude Monet, Wassily Kandinsky, Pablo Picasso, Piet Mondrian, Francis Bacon, Constant, Louise Bourgeois e uma enorme coleção de peças de arte decorativa. Na mesma cidade, não deixe de conhecer o Museu Escher. E isso é apenas um pouco do amplo panorama cultural do pequeno grande país.

Com tantas opções para todas as idades e gostos, vale muito pegar um voo direto do Brasil para Amsterdam. A KLM tem vários e é uma das melhores cias aéreas em que já voei.

 

Gostou? Boa viagem!

 

*Jornalista especializada em Viagem, Estilo de Vida e Luxo. Percorre o mundo em busca dos destinos, pessoas e experiências mais interessantes do planeta. @jusaad1 

Este post tem 13 comentários

  1. Good information. Lucky me I discovered your website by chance (stumbleupon).
    I’ve book-marked it for later!

    1. Good, feel free. I’m sure you’ll like the book.

  2. Admiring the time and energy you put into your blog and detailed information you provide.
    It’s nice to come across a blog every once in a while that isn’t the same unwanted rehashed
    material. Wonderful read! I’ve bookmarked your site and I’m adding your RSS feeds to my Google account.

    1. Thank you. It is a great pleasure to have readers like you on our blog. Everything here is produced with enormous attention and dedication, precisely so that you have the best experience possible.

    1. Thank you. We are very happy to have this return from our travelers.

    1. Thank you. We will definitely have the party this year. Keep adding our blog with the news.

  3. Thank you so much.

  4. Glad you liked Kelsey. Keep following our blog, every Monday we have new content for our travelers.

  5. Thank you so much.

  6. “Having read this I believed it was really informative. I appreciate you finding the time and effort to put this information together. I once again find myself personally spending a significant amount of time both reading and posting comments. But so what, it was still worthwhile!”

Deixe um comentário

Fechar Menu