A Itália possui diversos cantinhos que nos fazem apaixonar cada vez mais pelo país e um destes lugares mágicos é Florença, que podemos caracterizar como “A cidade das artes” italiana, porque cerca de 40% do acervo do país está concentrado nesta pequena cidade com pouco mais de 370 mil habitantes.
Por isso, é o destino certo para quem admira o lado cultural das cidades. Alguns dos pontos turísticos imperdíveis lá é o lindo mini complexo de construções que incluem a catedral Santa Maria del Fiore, o Batistério, o Museo Dell’Opera, o Campanário di Giotto e a cúpula de Brunelleschi. Na Catedral, é de se impressionar a fachada de mármore branco e o seu interior imponente, e é válido lembrar que a entrada é gratuita. Nos meses de alta temporada, julho e agosto, a fila pra o acesso à catedral costuma ser bem longa. Já o passeio ao Batistério é bem rápido, com mosaicos dourados em estilo bizantino, e no Museu dell’Opera também. Este guarda uma das quatro Pietà de Michelangelo. Já o Campanário de Giotto e a cúpula de Brunelleschi tendem a ser visitas mais demoradas, já que elas implicam em subir, e depois descer, é claro, cerca de 400 degraus.
Alem destes lugares para se visitar por lá, ainda vale (e muito) conhecer a Galleria Degli Uffizi,fundada em 1581 pela Família Medici e que abriga obras de artistas indiscutivelmente famosos e talentosos como Michelangelo, Tiziano e Durer. A Galleria della’ Accademia é o segundo museu mais visitado de Florença, atrás somente da Galleria Degli Uffizi, e oferece aos visitantes a oportunidade de conhecerem Davi, de Michelangelo.
O Mercado Central de Florença é parada obrigatória. É um programa mega prazeroso para aqueles que apreciam a culinária regional quando viajam, e esta é de fato, das mais saborosas do mundo. Cada um dos proprietários que possuem lojas no Mercado, não só passaram por uma difícil seleção, mas tiveram que aceitar uma rigorosa disciplina além de garantir a excelência da comida. Além da qualidade dos alimentos no mercado, o visitante tem ainda uma variedade de serviços como a cozinha-escola, eno-escola, livraria, banco, entre outros. Outra atração da cidade de Florença é a proximidade com algumas das mais famosas vinícolas do mundo.
Entre abril e junho o clima é bem agradável, já que é primavera por lá. A alta temporada é entre julho e agosto, quando o verão é bem quente e é quando os girassóis toscanos estão surgindo, um espetáculo. De setembro a outubro é o período chuvoso, o que pode prejudicar um pouco a viagem. O frio invernal começa em novembro e os dias ficam mais curtos, com a temperatura se mantendo baixa até o mês de março.