Siena – uma das cidades mais encantadoras da Toscana

Siena – uma das cidades mais encantadoras da Toscana

Uma cidade pequena, charmosa e aconchegante, está é Siena, digna de todos esses adjetivos e muitos outros. Vista de cima, se parece com um labirinto de ruas estreitas, o que nos faz recordar de sua essência medieval. Andar pelas ruas da cidade é se sentir em um filme sobre a Idade Média, com por prédios feitos de pedras em estilos romanesco e gótico que nos reservam boas surpresas: museus, lojas, restaurantes e gelaterias fazem da cidade uma mistura do antigo com o novo.

Seus museus guardam tesouros e encantam pela arquitetura. As igrejas são um destaque a parte, cada construção mais grandiosa do que a outra. E para relaxar, enquanto aprecia a vista, a melhor pedida é se sentar e tomar um sorvete na famosíssima Piazza del Campo, cenário do Palio di Siena, uma corrida secular de cavalos que lota a cidade todos os anos. Siena é muitas em uma só: tem cultura, arte, parques, feiras, monumentos que fascinam, paisagens que impressionam. E sempre com um toque de delicadeza, como as flores que moradores deixam nas janelas. Uma cortesia dos sienenses para os turistas.

Com monumentos imperdíveis: a Torre Del Mangia, por exemplo, oferece uma vista de tirar o fôlego. O Orto de’Pecci é um oásis para quem quer relaxar, com um campo verde incrível, uma paisagem linda e até uma horta medieval. Para quem ama se perder em uma feira, o Mercato de Santa Barbara movimenta a cidade todas as quartas-feiras. O Duomo é outro tesouro guardado em Siena: lindo por for fora, maravilhoso por dentro!

O evento mais importante da cidade é o Palio, uma disputa entre dez cavaleiros que representam 17 distritos diferentes de Siena. A Piazza del Campo, a mais famosa da cidade, vira um circuito para uma corrida emocionante de cavalos. O evento acontece há mais de 700 anos, desde a época medieval. As corridas acontecem em 2 de julho e 16 de agosto e deixam a praça completamente lotada. Ou seja, se estiver pela Toscana nesses dias, cogite ir até Siena para ver esse espetáculo histórico. Ah, é bom reservar hotel com antecedência-a cidade fica lotada por causa do evento!

Resumindo, não se pode eleger uma cidade toscana preferida enquanto não conhecer Siena. A cidade é tão preservada que parece ter parado no tempo. Mas os comerciantes, os turistas e a agitação diurna estão lá para nos lembrar que o tempo não parou, apenas foi generoso demais com esse lugar incrível!

Quando ir?

Siena tem estações bem definidas, com um verão muito quente e um inverno bem rigoroso. A época mais chuvosa acontece durante o fim do outono e o começo do inverno (outubro, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro). Durante o mês de julho, quase não chove e a temperatura pode ultrapassar a marca dos 30 graus.

Deixe um comentário

Fechar Menu