A pequena cidade é queridinha dos turistas que querem viver a tranquilidade de uma vila Suiça, esquiar nas férias e comer muito bem além de ser o exemplo perfeito da tradição do país: foundue, frio praticamente o ano todo, esqui, montanhas e souvenirs de vaquinhas. Esta vila recebe durante todo o ano milhares de visitantes que ficam certamente encantados com o charme de Zermatt. Um dos pontos mais chamativos de lá é o Matterhorn, famosa montanha que estampa a embalagem do chocolate Toblerone, se localiza acima da cidade, mais precisamente a 4478 metros de altitude e o frio por lá pode chegar a 30 graus celsius negativo no inverno, que é bastante rigoroso.
Além destas curiosidades sobre a pequena Zermatt, podemos citar mais algumas. Por exemplo, a vila é “CarFree”, ou seja, apenas pequenos veículos elétricos circulam por lá, não entram carros em tamanho “normal” na cidade. Além disto, possui neve nas montanhas por 365 dias no ano, o que facilita a vida dos amantes do esqui, que podem visitar Zermattem qualquer época. Embora seja uma pequena vila, possui cerca de 110 hotéis, em sua maioria de alto luxo, que abrigam até 7 mil turistas, 100 restaurantes na vila sendo alguns estrelados e de chefs super renomados e 50 restaurantes nas montanhas. Zermatt ainda possui a mais longa pista de esqui da Europa, com 25 km de extensão. É uma pequena cidade que possui uma enorme lista de atrativos, não é?
Para quem tem interesse de conhecer a vila, a maneira mais fácil é ir de trem até lá. O famoso Glacier Express, um trem que possui grandes janelas feitas para apreciar a linda vista, faz a rota até Zermatt. O interessante é adquirir o Swisspass, um bilhete que dá direto a utilização ilimitada para viagens de trem, ônibus e barcos na Suiça e custa cerca de 200 euros por pessoa. Para comprar basta acessar https://www.swiss-pass.ch/ .
Glacier Express
Pode-se chegar de carro até Zermatt. A opção é dirigir até o vilarejo de Täsch, que fica a 15 minutos de Zermatt, estacionar o carro (o pagamento do estacionamento é por diária, cerca de 15 euros por dia) e subir para a vila através de trem ou táxi. Existem alguns hotéis que buscam os hóspedes em Täsch mas somente propriedades de alto luxo que oferecem esta facilidade. Chegando em Zermatt, a melhor pedida é passear pelo centrinho, comer fondue em algum dos diversos restaurantes de lá e apreciar a vista, que mais parece um quadro de tão linda.
As moedas utilizadas na Suiça são o Franco Suiço (CHF) e o Euro (EUR), que você encontra na Picchioni Câmbio.