Conhecido como o maior deserto de sal do mundo. Localizado no sudoeste da Bolívia, tem cerca de 12.000 km² de extensão e está a 3.600 m de altitude. Essa planície de sal foi formada em um lento processo; há milhares de anos existiam lagos nessa região, a água dos lagos se evaporou com o passar dos séculos e resultou na paisagem do deserto que hoje se vê.
O Salar de Uyuni é um lugar incrível, parece como um mar branco até onde nossa visão consegue alcançar. O branco do chão é tão forte que sem óculos escuros fica difícil enxergar. A maior parte do ano o Salar fica todo seco, porém, durante o verão, período chuvoso na região, você pode ter a sorte de encontrá-lo alagado… se isso acontecer, prepare-se para admirar um espetáculo inesquecível. Alagado, o deserto é como um espelho, reflete o céu, as nuvens e até as estrelas durante a noite.
Um passeio ao Salar permite conhecer paisagens tão lindas que é até difícil acreditar que elas existem. O que nem todo mundo sabe, na verdade, quando você diz que vai visitar o Salar de Uyuni, normalmente você irá fazer um passeio que abrange várias paradas, e apenas uma delas é o Salar propriamente dito. Esse é um dos mais famosos trajetos turísticos não apenas na Bolívia, como na América do Sul.
Ao longo do trajeto de cerca de 500 km entre San Pedro de Atacama e Uyuni, as paisagens são distintas e sempre surpreendentes. Com lagos de águas cristalinas, gêiseres em pleno funcionamento, uma enorme lagoa com águas avermelhadas, montanhas, vulcões, esculturas de pedra esculpidas pelo vento, animais selvagens e cenários que parecem como um oásis no meio do deserto. O passeio tradicional é feito em carros tracionados, compartilhados com diferentes pessoas e têm capacidade para 6 visitantes e um motorista. Ao longo da viagem, o motorista é, além de condutor do veículo, cozinheiro, guia, mecânico e qualquer outra coisa que as necessidades exijam.
O passeio é, inquestionavelmente, lindo e impressiona pelos cenários; mas ele tem diversos pontos que podem contar como negativos e precisam ser considerados. É um passeio cansativo, em que você fica em acomodações simples, que nem sempre são confortáveis ou muito bem higienizadas. A comida pode deixar a desejar, os quartos devem ser compartilhados com outras pessoas e o banho quente pode ser um artigo de luxo.
Perrengues e um pouco de emoção fazem parte da viagem ao Salar de Uyuni, um lugar de belezas incontestáveis e paisagens deslumbrantes. Quer conhecer um dos lugares mais lindos e surpreendentes do mundo? Esta é a escolha ideal!