Pontes, canais, palácios, prédios e catedrais suntuosas… basta uma breve caminhada pelas ruas de São Petersburgo e é possível perceber o quanto o czar russo (Pedro, o Grande) se empenhou na construção desta, que se tornou a primeira cidade moderna da Rússia. E não é para menos! Tanta história, o charme e tanto entretenimento para todos os públicos são apenas alguns dos atributos que colocaram a velha capital do império russo – fundada em 1703 – na lista de destinos turísticos mais apreciados mundo afora.
O clima não costuma ser dos melhores ao longo do ano – isso é fato -, mas nem as baixas temperaturas conseguem tirar o encanto da cidade. A atmosfera de glamour, herança do período em que foi comandada por imperadores, persiste até os dias de hoje e pode ser vista/sentida na arquitetura dos edifícios e das igrejas antigas, nos cardápios de restaurantes e nas belas praças e monumentos na cidade, que tem estilo muito parecido com o de alguns centros europeus.
Vista de cima, São Petersburgo impressiona pelas várias nuances e também por estar rodeada de água. Conhecida como “a Veneza do Norte”, a cidade, banhada pelo belo rio Neva, tem vários canais e mais de 300 pontes. Para construir tudo isso, Pedro, o Grande, acabou buscando inspiração em uma cidade européia muito famosa por seu sistema de canais: a holandesa Amsterdã.
Como no restante do país, o idioma falado em São Petersburgo é o russo; a moeda é o Rublo (RUB). Você pode cambiar certa quantia de dinheiro antes de desembarcar na cidade, para não chegar totalmente desprovido, porém casas de câmbio e caixas eletrônicos estão espalhados por diversos pontos da cidade.
Extremamente turística, São Petersburgo acaba oferecendo estrutura um pouco melhor para o visitante, especialmente se comparada à capital, Moscou. Exemplo disso é a maior disponibilidade de informações na língua inglesa em locais públicos (como o metrô, por exemplo), que muito facilitam a vida daqueles que não dominam o idioma local.
Desarme-se de qualquer preconceito e prepare-se para uma experiência única, pois a chamada Veneza do Norte é um destino mais que especial.
Quando ir ?
São Petersburgo é uma cidade encantadora ao longo de todo o ano; a melhor época para visitá-la vai depender do gosto e da intenção de cada visitante. Na verdade, muita gente acaba optando pelo período que vai de meados de junho até agosto – devido às temperaturas amenas – em vez de curtir uma temporada do inverno, que costuma ser rigoroso até demais para muitos de nós, brasileiros.
O verão, por exemplo, traz consigo os dias mais quentes e ensolarados do ano, perfeitos para aqueles que gostam de explorar cidades a pé e também para os que curtem eventos ao ar livre, ainda mais especiais durante as Noites Brancas de São Petersburgo (leia mais abaixo). No entanto, é preciso lembrar que nesse período os preços costumam subir, além do fato de as ruas e as atrações estarem, provavelmente, bem mais cheias.
Com diversos museus, ruas e avenidas de compras, além de bons restaurantes, opções de programas noturnos e uma série de outros pontos imperdíveis desta cidade extremamente charmosa, com certeza, vai conquistar você!
Edison Marcicano
20 abr 2020Eu a conheci e faço destas informações reais.