Fazer cálculos para uma viagem é algo muito relativo. Não é possível indicar uma quantia exata de dinheiro, levando em conta que cada pessoa tem um perfil, uma necessidade e cada lugar tem seus custos que são variados. Podemos mostrar o caminho pra fazer esse cálculo, desta forma separamos algumas dicas que consideramos importantes para realizar essa conta e viajar com tranqüilidade.
Gastos fixos
Analise bem o roteiro programado e comece colocando na ponta do lápis tudo o que você sabe que precisará de dinheiro, quais serão todas as despesas planejadas. Isso inclui gastos com hotel, passagens de trem, avião, etc. Tenha em mente que este será o valor mínimo a ser levado.
Refeições
Pesquise os valores das refeições onde planeja visitar. Assim, faça uma conta de quanto imagina gastar, se pretende comer em lugares mais básicos ou mais caros. Após isso, quando chegar em um valor médio diário multiplique pela quantidade de dias de viagem. Se tiver planos de ir a um restaurante mais requintado, acrescente em seus cálculos.
Gastos variados
Esses gastos incluem passeios extras, ingressos para atrações, compras pessoais e ainda as famosas lembrancinhas para amigos e familiares. Leve em conta também seu perfil de consumidor, se é impulsivo ou controlado. Assim, pesquise muito e calcule um valor aproximado de tudo.
Gastos Extras
Ao final de seu planejamento, lembre-se de acrescentar um valor a mais, de 10% a 15%, para ter segurança e evitar imprevistos desagradáveis. Melhor sobrar do que faltar, certo?!
Fonte: Guia de viagem ABRACAM