Antes de começar, vamos falar um pouco da história do protagonista desse nosso artigo!
A China é tida como o país de origem do chá. Segundo a lenda, o Imperador chinês Shen Nung, em 2.737 a.C. , fervia água para beber quando algumas folhas de uma árvore próxima caíram na panela e se surpreenderam com o sabor diferente.
O famoso chá das cinco é mundialmente conhecido por Londres, mas você sabia que Portugal teve fundamental importância nesta história?!
Não apenas por ter sido o primeiro país europeu a estabelecer rotas comerciais com a China e a comercializar a planta, mas também deve-se a uma princesa portuguesa a popularização do famoso “Chá das cinco” na Inglaterra, Catarina de Bragança, filha de D. João IV e de D. Luísa de Gusmão, casou com Carlos II da Inglaterra em 1661 e chegaria a Londres um ano depois, provida de um magnânimo dote constituído por 500 mil libras de ouro, o direito de Inglaterra exercer o livre comércio com qualquer colônia portuguesa e … sim,uma caixa de chá.
Com isso, transformou no mais britânico de todos os hábitos locais, o ritual de beber chá, o que obviamente encantou as classes elevadas e então, seguiram essa moda. Vale lembrar que o chá era luxo e não estava ao alcance de todos.
Mas a fama do Chá das cinco se deve à Duquesa de Bedford, mulher influente da sociedade inglesa do séc 19.
Na década de 1840, a duquesa sentia muita fome durante a tarde, então resolveu fazer uma espécie de lanchinho entre as refeições, com uma xícara de chá (com leite e um pouco de açúcar) e sanduíches de pepino ou scones (tipo de pão escocês) com creme de leite e conservas. Ela começou a chamar os amigos e amigas para partilhar o momento e, em pouco tempo, influente que era, criou uma moda, que acabou se tornando um símbolo cultural inglês. Hoje, a tradição do chá não é exclusiva da aristocracia e também não está limitada às 17h ou o conhecido “afternoon tea”. Os britânicos tomam chá a qualquer hora do dia ou da noite. Para muitos é a primeira coisa a ser feita pela manhã e a última antes de dormir.
Em uma viagem a Londres você pode facilmente ter a oportunidade de tomar o famoso Chá das cinco em hotéis, restaurantes e clubes e viver e experiência do autêntico Chá inglês.
Ideal para acompanhar o chá, o bolo inglês tem uma característica muito peculiar que você verá no fim da receita.
Ingredientes:
- 800 g de passas brancas e pretas
- 300 g de margarina
- 2 colheres (sopa) de melado
- 200 g de açúcar mascavo
- 1/2 copo de cherry brandy
- 2 colheres (chá) de bicarbonato
- 550 g de farinha de trigo
- 1/4 de colher (chá) de fermento em pó
- 250 g de frutas cristalizadas
- 4 ovos
- 2 colheres (chá) de especiarias (canela, cravos, noz moscada, gengibre moídos)
Modo de preparo:
Primeiro unte uma forma média e forre com papel impermeável.
Depois misture numa panela as passas, a margarina, o melado, o açúcar mascavo, o cherry brandy e o bicarbonato.
Leve ao fogo mexendo de vez em quando até ferver.
Diminua então o fogo, cozinhe por quinze minutos e depois deixe esfriar.
Enquanto isso misture, peneirando, a farinha, o fermento e as especiarias e acrescente as frutas cristalizadas.
Depois junte a mistura da panela, já fria, à mistura de farinha e aos ovos, alternando.
Mexa bem.
Leve pra assar por um período de uma hora e meia a duas horas.
Quando o bolo estiver frio, desenforme e embale primeiro com papel alumínio e depois com filme plástico.
Dica
- Guarde dentro de um armário por 15 dias.
- Só depois desse tempo é que o bolo está pronto para comer.
Outro produto muito consumido é o scone, um pão rápido (quick bread – expressão usada para diferenciar os pães que não utilizam fermento biológico) de origem escocesa. Ele é muito popular no Reino Unido e também nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Irlanda.
Ingredientes
- 225 gramas de farinha de trigo
- 2 colheres de chá de fermento
- 1/2 colher de chá de sal
- 30 gramas de açúcar
- 55 gramas de manteiga
- 55 gramas de passas ou passas da uva sultana – opcional
- 150 ml de leite
Modo de Preparo
Aqueça o forno em 180 C.
Misture a farinha, o fermento, o sal e o açúcar em uma tigela e depois junte a manteiga com as pontas dos dedos até que a mistura se pareça com farelos de pão. Coloque as passas, se estiver usando.
Aos poucos adicione o leite até formar uma massa firme (*quando fizemos em casa usamos apenas 100ml). Coloque a massa em uma superfície untada com farinha. Amasse e faça um círculo com altura de 1 1/2 cm e corte os scones.
Coloque os scones em uma forma anti-aderente e pincele-os com leite. Asse por 12 a 15 minutos. Sirva com manteiga ou geléia e creme de leite fresco batido. (*comemos também com creme de leite fresco batido e doce de leite e ficou igualmente maravilhoso). Ainda: se não comerem logo, esquentem um pouco, quentinho é mais gostoso.