Noruega e seus encantos

Noruega e seus encantos

Cenário de um dos fenômenos mais espetaculares e mágicos da natureza: aurora boreal. Um país onde fiordes cortam montanhas, cachoeiras desenham paredões nas encostas, e geleiras viram protagonistas de grandes aventuras.

Impossível falar da Noruega e não falar da sua fascinante beleza natural, um lugar que te reserva muitas surpresas. Um país pequeno, com um território de 385.203 km². A Noruega faz parte da Escandinávia, região ao norte da Europa que abrange outros países como Dinamarca e Suécia. Além de suas paisagens, a Noruega é referência em economia, sendo um dos países com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais alto do mundo, tornando-se um dos melhores lugares para se viver. Conhecida pelos seus excelentes pescados, o país é o segundo maior exportador de peixes do mundo, e sua indústria pesqueira é a base da economia de toda sua região costeira.

O país recebe visitantes durante todo o ano, então você pode escolher qual estação é a sua preferida, e explorar as paisagens desse destino nórdico no ritmo que você quiser, a única coisa que você deve escolher é uma cidade de onde vai a partir: Oslo, Bergen ou Voss.

Cercada por sele montanhas, está Bergen, a segunda maior cidade do país, com aproximadamente 250 mil habitantes.  Fundada em 1070 logo após a Era Viking, a cidade é muito fácil de conhecer, é possível visitar tudo caminhando, e em apenas um dia você consegue explorar muito bem tudo. Você pode ter uma vista panorâmica da cidade subindo o mirante do Monte Fløyen. Na orla do porto velho fica um dos cartões postais mais famosos da cidade e título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Bryggen. Formada por um conjunto de prédios coloridos de madeira um ao lado do outro e com telhados pontiagudos essa região foi construída no século 18, depois de um incêndio que devastou quase toda a área, mas que hoje virou ponto turístico.

Assim como outras cidades do país, você não pode deixar de incluir no seu roteiro a visita ao mercado popular de peixes, o Fisktorget.  Uma fantástica experiência gastronômica, com muitos produtos locais e frescos. Não só uma deliciosa descoberta de sabores, como também um misto de línguas muito diferente. Ao chegar, é possível ouvir vendedores falando em inglês com as centenas de turistas que passam por ali, até mesmo o português e lhe oferecendo carne de baleia. Isso mesmo, ali você vai encontrar desde peixes até mesmo carnes exóticas, como a carne de rena – especialidade local. A região conta com muitos restaurantes renomados, e se a sua opção for provar a especialidade do país, o salmão ou mesmo o bacalhau, é imperdível uma ida a um dos restaurantes locais. A cidade tem uma vida noturna agitada e oferece várias opções para quem gosta de aproveitar a noite.  Há pubs, discotecas e bares, não faltando opções para nós, turistas. Em Bergen você pode pegar o trem até a cidade de Myrdal. O trajeto é feito em quase duas horas e meia, e é possível começar a se encantar com as paisagens do país, com muitos lagos e grandes montanhas. De Myrdal você pode pegar outro trem até o vilarejo de Flåm.

Esse próximo percurso é feito pelo Flamsbana, um trem que faz o trajeto de 20 km em uma das ferrovias mais íngremes do mundo, mas também considerada uma das mais bonitas. A viagem te proporciona um agradável momento quando você começa a contemplar os lindos e profundos desfiladeiros em meio aos rios e cumes verdes, que no inverno ficam esbranquiçados pela neve.  No caminho, o trem faz uma única parada de alguns minutos para que os turistas apreciem uma das cachoeiras mais belas do país, a Kjosfossen Waterfall. 

Cercada por montanhas e vales estreitos, a chegada a Flåm é uma das experiências mais lindas que da viagem, pois ela está entre os fiordes de Aurlandsfjord e Nærøyfjord – considerado um dos mais estreitos do mundo, com apenas 250 m em sua passagem entre as montanhas. O vilarejo é tão pequeno que você pode aproveitá-lo em apenas um dia ou até mesmo horas.  Ao chegar na estação da cidade, que também é um pequeno porto de onde saem as balsas para outras partes da região, é possível contratar o passeio para conhecer o mirante Stegastein.  Para chegar até lá, uma pequena van percorre um trecho de 20 min subindo como estreitas estradas em meio às montanhas até chegar ao maravilhoso visual panorâmico do mirante, onde você contemplará uma vista para todo o fiorde Aurlandsfjord por meio de uma plataforma suspensa de 30m construída no próprio paredão da montanha.

No porto há diversas opções de restaurantes que servem comida tradicional norueguesa. A mais famosa, a cervejaria Ægir Bryggeri, que chama atenção pela sua arquitetura nórdica. À primeira vista parece uma igreja medieval construída em madeira, e com características da cultura viking, tão tradicional nesse país. Dentro dela, paredes de troncos de madeira, contrastam com cabeças de dragão penduradas, enquanto uma grande chaminé aquece o ambiente. Considerada uma das cervejarias mais famosas do país, seu nome faz alusão ao deus nórdico Ægir.  O local oferece degustação de cerveja fabricada artesanalmente, e menus inspirados na cultura viking que nos levam a uma viagem de mil anos atrás.

Em Flåm, agora a bordo de um navio, é possível iniciar mais uma viagem pelas silenciosas águas em meio aos fiordes. Com cenários exuberantes, a Noruega e seus fiordes compõem verdadeiras paisagens de cinema e já inspiraram grandes filmes, como “Frozen”. O percurso dura 90 min até o próximo destino, Gudvangen.

A viagem termina nesta pequena vila, localizada em meio ao fiorde Nærøyfjord, seu nome significa “O campo dos deuses junto a água”.  Antigamente a vila era povoada pelos “vikings”, termo muito utilizado para se referir aos guerreiros e exploradores nórdicos que explorarão parte da Europa e das ilhas do Atlântico Norte no final do século 8 até ao século 11. Hoje no lugar foi construído, em meio a montanhas e cachoeiras, um grande complexo chamado Gudvangen Fjordtell. Este lugar reúne um majestoso hotel, com lojinhas de souvenir e um restaurante todo em vidro para que você possa sempre estar admirando a natureza a sua volta.  Toda comida é feita com produtos locais e ingredientes naturais, a recomendação é não deixar de provar o queijo marrom, mais conhecido ali como Brunost, ele é feito a partir do soro de leite de cabra coalhado e caramelizado.  É parada quase obrigatória pernoitar em um dos quartos deste hotel, alguns deles foi construído com cenário das descobertas vikings e claraboia de vidro para que você possa dormir com uma vista linda.

Em Voss, a cidade da aventura localizada no coração dos fiordes noruegueses, o primeiro passeio imperdível é admirar a beleza da cidade bem no alto das montanhas por meio do Voss Gondol, a maior e mais moderna gôndola de montanha de todo o norte da Europa – espécie de bondinho – que te leva até o Monte Hanguren você terá onde  uma vista panorâmica da cidade, além de ser perfeita para quem quer praticar esportes, caminhadas, fazer rapel durante o verão, já no inverno o lugar vira cenário de estação de esqui.

Enfim o último fiorde, Eidfjord. Para chegar até lá é preciso pegar um ônibus na estação principal da cidade de Voss até a simpática vila de Ulvik. Depois, a viagem continua de barco que percorre as montanhas mais lindas e belas paisagens, onde é possível cruzar com pequenos vilarejos nas encostas e chegar a Eidfjord.  Lá você poder ver uma das mais famosas cachoeiras da Noruega, a magnifica Vøringsfoss.  De volta a Eidfjord, você pode seguir de barco até o vilarejo de Norheimsund, e pegar o ônibus para retornar até Bergen, onde essa aventura fascinante começou.

Informações úteis:

Idioma oficial é o norueguês, mas cerca de 90% da população fala inglês, a moeda local é o NOK. Os Brasileiros não precisam de visto para permanência de até 90 dias.

Nos meses de primavera (março, abril e maio), o clima é mais quente e dias mais longos. Nos meses de junho, julho e agosto, o verão é quente e as noites, curtas – ou até inexistentes. No outono, entre os meses de setembro, outubro e novembro, os dias se tornam mais curtos, o ar é mais frio.  No inverno, o sol não aparece em algumas partes do país, mais ao norte.  No sul, eles têm menos horas de sol, mas ele aparece um pouco.  As temperaturas costumam atingir entre -10 e – 20°. É obrigatório seguro viagem.

 

Deixe um comentário

Fechar Menu