Jaipur não está muito distante do óbvio, a capital do Rajastão é uma das preferidas de vários viajantes, com suas fortalezas e seus palácios românticos, além das joias e tecidos reluzentes. Mas, nos últimos anos, a Cidade Rosa investiu pesado no título de capital cultural da Índia: reinventou o centro de artes Jawahar Kala Kendra, inaugurou o primeiro parque de esculturas moderno do país – em um palácio do século 18 situado no alto de uma colina, o Forte de Nahargarh – e criou eventos como o Festival de Literatura de Jaipur, que atrai escritores do mundo todo e mais de meio milhão de visitantes. Pequenos museus temáticos também têm conquistado turistas – os museus Gyan e Amrapali, ambos estabelecidos por alguns dos mais proeminentes joalheiros da cidade, prestam tributo à reputação de Jaipur como o maior centro de comércio de joias da Índia.
O Hawa Mahal, ou “Palácio dos Ventos” em tradução livre, é o cartão-postal de Jaipur. O edifício de cinco andares foi construído em 1799 e decorado com 953 janelas, para que as mulheres Rajput que não tinham permissão para aparecer em lugares públicos pudessem assistir a procissões reais e ao dia a dia da cidade.
Bem próximo do Hawa Mahal está o Palácio da Cidade. O local serviu como sede do poder para o marajá de Jaipur e, até hoje, uma parte do Palácio não tem o acesso permitido para visitantes, pois ainda desempenha a função de residência para a família real de Jaipur. No entanto, as partes que estão abertas valem a visita.
Jaipur surpreende pelos seus mercadores de rua, sempre sorridentes. Além disso, as ruas e monumentos coloridos garantem alegria e personalidade ao local.
Para os turistas, além das grandes construções deslumbrantes, um dos prazeres da cidade está em poder caminhar por suas vielas e ruas estreitas, conhecendo melhor os costumes e a cultura local.
Desde o deslumbrante monumento Amer Fort, com sua escadaria em forma de serpente e objetos de decoração de origem hindu, até a fachada ornamentada do Hawa Mahal e os belos jardins do City Palace, o passado pré-colonial de Jaipur está presente em vários lugares, ressaltando a história gloriosa da cidade.
A cidade é cheia de mercados de rua, onde os turistas têm a chance de encontrar verdadeiros tesouros. Entre eles estão o Johari Bazar e o Nehru, onde é permitido barganhar à vontade para fazer um bom negócio nas compras.
Jaipur é muito reconhecida pela produção de têxteis, o que significa que os tecidos locais são elegantes e de extrema qualidade. Com isso, os turistas interessados em moda não podem perder a chance de visitar as lojas de tecidos da cidade e adquirir algumas peças exclusivas.
A culinária dessa região do país é reverenciada em toda a Índia, e é uma das mais indicadas para os turistas vegetarianos. Entre os pratos típicos mais populares estão o Kachori, que é uma torta de cebola picante, e o Mirchi Bada, uma mistura de chili e batata.
Nos arredores de Jaipur também é possível entrar em contato com a natureza, como no santuário Eleday, onde são feitos passeios de elefante, e na reserva natural Ranthambore National Park, local em que diversos tigres vivem sob a proteção do governo.