A escolha de um destino de viagem pode ir além das belezas naturais e seus pontos turísticos, podendo a gastronomia ser um fator decisivo e delicioso. Desde restaurantes premiados com estrela Michelin à boa comida típica tradicional, uma experiência gastronômica não deve faltar no seu roteiro. Separamos alguns dos destinos gastronômicos mais icônicos para experimentar os melhores pratos. E o primeiro não poderia ser outro, senão a nossa amada Itália.
Itália
A culinária é assunto sério na Itália. As tradicionais massas viajaram o mundo, mas é no país de origem que é possível montar os melhores roteiros para apreciar os melhores pratos. Modena é a cidade de origem do azeite balsâmico e palco do Osteria Francescana, número 1 da lista da premiação World’s 50s Best Restaurants, da revista Restaurant. Ao passear pela Toscana, uma degustação de vinhos na região de Chianti é quase uma obrigação. O popular molho à bolonhesa tem sabor ainda melhor na sua terra natal, Bolonha. As pizzas de Nápoles e os cannolis da Sicília também valem a viagem. A capital Roma e seus inúmeros restaurantes estrelados pelo guia Michelin não pode ser ignorada.
Rússia
Simples e saudável, a comida da Rússia é bem diferente da brasileira. Seus pratos são elaborados de forma cuidadosa com uma grande variedade de ingredientes trazidos de suas expansões e mesclam traços da cultura europeia e oriental. É uma cozinha simples e saudável, sem sofisticação, em que o sabor agridoce predomina devido à vastidão de seu território e à multiplicidade étnica, os pratos da Rússia variam a cada região. O clima traz também grandes influências. O frio pede pratos quentes para aquecer e alimentos que forneçam energia para equilibrar a temperatura do corpo, como carboidratos e gorduras. Poucos legumes e vegetais são servidos crus. Também por isso as sopas introduzem os pratos principais e costumam ter uma aparência branca, devido à utilização de um produto comum lá e bem diferente do nosso: o creme de leite azedo.
Estados Unidos
A terra do fast food surpreende os amantes da alta gastronomia. Como boa cidade cosmopolita, a comida em Nova York combina tradição local com várias culturas. Mesmo assim, a cidade foi ultrapassada pela descolada São Francisco como o destino nos Estados Unidos com o maior número de restaurantes com três estrelas Michelin. No Texas, San Antonio foi contemplada pela UNESCO como Cidade Criativa da Gastronomia e é um bom lugar para apreciar a culinária Tex-Mex.
França
A sofisticação da culinária francesa está presente por todo país. Paris é o lugar que apresenta o maior número de restaurantes luxuosos, mas atentos às discussões da gastronomia moderna. Que tal intercalar as refeições principais com passeios pela cidade, que incluam algumas paradas para café com macarons e outras delícias locais. Na região da Côte D’Azur, a comida mediterrânea é a grande estrela. As regiões de Bordeux e Borgonha são conhecidas internacionalmente pelos vinhos e combinar a visita às vinícolas com degustações de queijos é um programa imperdível.
Japão
Ainda que os sushis e sashimis são pratos populares no mundo inteiro, a gastronomia japonesa muitas vezes parece ofuscada pelo glamour da França ou o hype do Peru, por exemplo. Porém, o Japão é um destino gastronômico consolidado no cenário internacional e hoje esbanja a honraria de ser o país com o maior número de estrelas Michelin no mundo. A maioria se concentra em Tóquio, mas há inúmeras opções também em Kyoto e Osaka.
Peru
Impulsionado por incentivos do governo no começo dos anos 2000, o Peru se tornou um queridinho da gastronomia mundial. Os restaurantes premiados de Lima colocaram a capital no mapa do turismo do país e são a principal razão para turistas passarem alguns dias na cidade antes de explorar os tesouros incas do país. Por preços razoáveis, é possível encontrar deliciosos ceviches, o orgulho nacional, em bairros como Barranco e Miraflores. Não é à toa que a única filial da escola francesa Cordon Bleu na América do Sul está lá. Estique a viagem até Pisco para degustar a típica bebida mais famosa do país, que dá nome a cidade.
Tailândia
Dentre inúmeras atrações, a gastronomia da agitada Bangcoc se destaca como uma das principais da Ásia. Entre os vibrantes mercados e as caóticas barracas de comida de rua, a culinária tipicamente aromática, com influência de outros países asiáticos, está presente por toda a cidade. É possível encontrar 102 restaurantes premiados com a estrela Michelin, alguns deles com pratos que chegam a apenas 10 dólares.
Grécia
Com mais de cinco mil anos de história, a culinária grega tem como ponto marcante o uso de ingredientes naturais, preservando o sabor, o aroma e as cores vibrantes dos alimentos. Tipicamente mediterrânea, saudável, com pratos coloridos, rica em sabor, aromática, farta e criativa, a gastronomia grega chama a atenção dos turistas e chefs de cozinha de todo o mundo. Essas características são conquistadas em especial pelos ingredientes frescos e in natura, ponto marcante da culinária da Grécia. Os gregos trabalham com o que têm, o que plantam, pescam, cultivam e criam. É uma cozinha mais orgânica, natural. É considerada uma das cozinhas mais saudáveis do mundo, pois, além das verduras, legumes e frutas, utiliza carnes, peixes e frutos do mar, geralmente grelhados, e muito azeite. Há pouca fritura e as massas, na maioria, são leves e suculentas. O hábito de incluir uma grande variedade de insumos nos pratos e o tempo longo que os gregos levam à mesa comendo devagar, faz toda diferença. O famoso ritual grego de comer e beber sem pressa também chama a atenção de muitos turistas de todo o canto do mundo, que querem experimentar esse ritual. Uma culinária realmente encantadora.
Espanha
A terra das “tapas” é também o país que emplacou o maior número de restaurantes na lista do World’s 50 Best em 2018, sendo que três deles no top 10. Apesar de Madri e Barcelona hospedarem vários restaurantes de renome, os points gastronômicos estão espalhados por todo o país: San Sebastien figura entre as cidades no mundo com o maior número de restaurantes com três estrelas Michelin; Valencia é o melhor lugar para experimentar a popular paella e Andalucia é o paraíso para quem quer experimentar diversos tipos de presunto, salsichas e o tradicional chorizo. Por todo o país, o Mar Mediterrâneo se reflete na mesa e em qualquer lugar se encontra pratos com deliciosos frutos do mar.
México
O México é conhecido por sua culinária variada, com peculiaridades da região dos desertos da fronteira norte até as florestas tropicais do sul. Todo fã de gastronomia adora tacos e enchiladas, popularizadas por todo México, e as receitas ultrapassam as fronteiras do país. Sua alta gastronomia está alcançando um novo patamar, com chefs de nome investindo na promoção da rica culinária regional, o que deve levar a um reconhecimento parecido com o do Peru atualmente, em alguns poucos anos. A cidade do México é a maior vitrine da gastronomia mexicana.
Com diversas opções de países e vasta culinária a se experimentar, com certeza programar a próxima viagem será mais interessante e prazerosa!